Verão e as Dietas Milagrosas

Posted by © Sente-te Bem On 10:49:00 da manhã



















O Verão está a chegar e os nossos amigos e amigas apresentam dietas milagrosas, que em meia dúzia de dias, ou semanas, conseguem derrubar o "investimento" de alguns anos.

Mas afinal o que é uma dieta?

• Uma dieta deve ser encarada como uma regra evitando a ideia de que é um corte de alimentação.

• Dieta é uma regra que se obedece, de ingestão de alimentos, respeitando as nossas necessidades básicas diárias de ingestão calórica, adaptada aos objectivos em causa.

Não vamos estar a aprofundar um tema que diz respeito aos nossos colegas nutricionistas e que pode fácilmente ser pesquisado por qualquer um de vós na internet, mas podemos passar-vos alguma e rápida informação relativamente ao assunto?

Sabemos que uma alimentação incorrecta afasta do nosso horizonte alimentar uma série de importantes nutrientes fundamentais para o normal desempenho da máquina que é o nosso corpo.
Os alimentos, individualmente, são compostos por variados elementos e diferentes valores energéticos. Assim o pão não tem o mesmo valor energético, nem as vitaminas que tem uma laranja e um pedaço de carne pode ser mais proteíca que uma sardinha, mas não tem o ferro e o Omega3 desta.

Cada alimento tem o seu papel como fonte de nutrientes necessários a uma vida saudável, daí ter sido elaborada uma roda dos alimentos que nos diz as proporções que devemos ingerir de cada um deles. A falta de determinados alimentos determinará um déficite em determinadas funções do e no nosso corpo afectando-nos mais profundamente do que aquilo que possamos imaginar.

Alguns resultados de uma má dieta.
Cansaço;
Irritabilidade;
Insónias;
• Fadiga muscular;
Diminuição da capacidade sexual;
• Infertilidade;

Para além destas situações, muitas outras ocorrem fruto de uma deficiente dieta alimentar. Para não sermos apanhados desprevenidos há que zelar por uma alimentação rica em todos os nutrientes e para isso basta respeitar a roda dos alimentos.

Se queres perder peso então basta reduzires a proporção de cada alimento, sem deixar de o ingerir, porque o que engorda não é a massa, mas a quantidade de massa que se ingere.

Pensa no teu corpo como uma conta bancária:
• Quanto mais depositas, mais ela se torna recheada, daí deveres depositar pouco de cada vez, para não sentires o juro que irá daí resultar;
• A diferença entre o que depositas e o que levantas é o teu saldo, por isso é importante depositares para poderes levantar, mas levanta o máximo que poderes de forma a que tenhas um saldo próximo do aconselhado;
• Sê um cliente activo do banco, depositando e levantando, mas fazendo sempre com que a tua conta esteja activa e em movimento. As domiciliações de despesas que fazes na tua conta, permitem ao banco retirar daquela, pequenos valores que somados fazem o banco andar para a frente e à tua conta andar para trás. Contigo é igual mantem-te activo(a), de forma a retirares do teu saldo, diáriamente o máximo de calorias que consigas, levando a uma contagem final mais próxima daquela número que ambicionas.

• Ter músculo é necessitar de mais energia diáriamente, possuir um corpo mais capaz, mais estável e seguro;

• Gostas de trabalhar e divertir-te ao mesmo tempo.Já experimentas-te uma aula de grupo? De que esperas?!;

O treino é um processo que como a dieta obedece a regras. Deves respeitar o teu treino, criar um hábito e não uma necessidade, viver um momento que te dará uma vida com muitos mais futuros momentos do que os que terias se não praticasses exercício.
Para resumir dieta não é passar fome, mas comer com regra, uma regra que acompanhada de exercício físico faz de ti em todos os aspectos, uma pessoa melhor, uma pessoa mais capaz.

1 Comment

  1. yasmine Said,

    Gostei da associação do meu corpo ser um banco... vou pensar economicamente na alimentação ingerida :)

    -> já para não falar que este ginásio além de dar boa forma à saúde e ao corpo dá optima saúde a mente e dá energias a boa disposição :)

    Posted on 10 julho, 2009